+351 261 313 059

Chamada para a rede fixa nacional

Cirurgia

Serviços da Clínica Veterinária Aristocão

Precisa de ajuda?
Fale connosco!

Cirurgia, Clínica Veterinária Aristocão

Cirurgia geral e de tecidos moles

No Hospital Veterinário Aristocão são realizadas Cirurgias Gerais e de todo o tipo de Tecidos Moles e Cirurgias Ortopédicas. Realizamos também Cirurgias com Laser CO2 e Cirurgias Mínimas Invasivas, técnicas revolucionárias da medicina veterinária, que proporcionam aos animais um tratamento mais suave, menos doloroso e com uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida. Dispomos de um bloco operatório devidamente equipado para este tipo de cirurgias, sejam estas electivas (procedimento cirúrgico programado com antecedência) ou de urgência, que garante os melhores cuidados para o seu animal de companhia e o bom serviço ao cliente. Para o caso de intervenções mais complexas, recorremos a um serviço externo à clínica.

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, os animais são observados e submetidos a um exame físico completo e exames sanguíneos, antes da escolha de um protocolo anestésico, tendo em conta o paciente e a cirurgia que iremos realizar, para reduzirmos o risco anestésico e para que a recuperação do animal seja mais tranquila e indolor.

Todo o material utilizado é esterilizado, e tanto o cirurgião como os enfermeiros, encontram-se protegidos com equipamento esterilizado, toucas de cabeça e máscaras cirúrgicas, de modo a minimizar os riscos de contaminação.

Após cirurgia, recomendamos que o animal permaneça nas nossas instalações até estar completamente autossuficiente e em segurança para voltar para a sua casa. Fornecemos acompanhamento médico e de enfermagem permanente, pois uma cirurgia só é considerada plena, quando o animal  já recuperou as suas capacidades, tais como como alimentar-se sozinho, urinar e defecar.

A Cirurgia de tecidos moles é uma especialidade abrangente, que inclui a maioria dos procedimentos cirúrgicos que não estão sob a competência da cirurgia ortopédica. Na Clínica Veterinária Aristocão realizamos cirurgias de todo o tipo de tecidos moles, para fazer face a quase todo o tipo de problemas cirúrgicos, desde simples castrações/ovariohisterectomias, até cirurgias mais complexas, como cirurgias torácicas, oftálmicas, tumores orais com maxilo e mandibulectomias, passando pela ablação do canal auditivo, até procedimentos intra-abdominais (estômago, intestino, vesícula biliar, fígado, baço, rins, bexiga, próstata).

Contamos com a ajuda de colega.

Realizamos cirurgias ortopédica desde a resolução de simples fraturas, a correção de defeitos angulares e articulares, até à colocação de implantes. Utilizamos diversos tipos de implantes, dependendo de cada caso clínico, tais como: placas bloqueadas (beta implants e fixin), placas ocd, aparelhos de fixação externa e associação de técnicas. Para cirurgia de correção articular recorremos essencialmente a técnicas tais como: TTA, TPLO; CBLO, PAUL e extracapsulares.

Utilizamos este tipo de técnica como alternativa às cirurgias de tesoura e bisturi. O laser de Dióxido de Carbono (CO2) emite um feixe luminoso invisível e intenso, que aquece e evapora os tecidos quase instantaneamente, permitindo uma coagulação mais rápida, menor inflamação, menor tempo de recuperação pós-cirúrgico e redução dos efeitos secundários. Optamos por este tipo de cirurgia na resolução de problemas de palato mole em braquicefálicos, anomalias palpebrais, certo tipo de neoplasias orais, rectais, mamárias entre outras

Esta é uma área em expansão na medicina veterinária, já completamente implantada na medicina humana. É uma técnica cirúrgica mais segura (reduz as complicações que podem surgir no local de incisão), causa menos dor e desconforto, tem uma menor taxa de infeção e permite maior rapidez na recuperação da atividade física normal que os procedimentos cirúrgicos tradicionais, que por vezes são muito invasivos. Consiste na realização de dois pequenos orifícios entre 3 a 5 mm, que com o auxílio de um sistema ótico, permite-nos ver o interior do órgão a tratar, com muito detalhe e qualidade. Deste modo, evita-se problemas futuros com suturas tradicionais, em que os animais tentam arrancar com as unhas ou dentes. Utilizamos esta técnica cirúrgica para a resolução de patologias em órgãos tubulares de diâmetro milimétrico como os ureteres de cão e gato, em patologias Endo vasculares, neoplasias em diversos órgãos (vesícula biliar, adrenal, pulmões, coração) e até ovariotomias mínimas invasivas.

Scroll to top