Bem Vindo(a) a Aristocão.com  
 
   
 
Anterior Próximo
Toxoplasmose Felina
 
Quantas vezes nos deparamos com o dilema de continuar a ter contacto com os gatos quando descobrimos que estamos grávidas. O eterno dilema de estar ou não imune à toxoplamose!
Esta doença é uma zoonose, ou seja que se pode transmitir ao homem, no entanto a interacção directa com o felino não constitui uma via comum de adquirir toxoplamose pelas seguintes razões:
- os felinos geralmente eliminam oocistos (ovos nas fezes) apenas por poucos dias ou semanas, após a inoculação primária
- a eliminação repetida de ovos é rara, mesmo nos animais que tenham recebido farmacos imunossupressores (corticosteroides) ou naqueles infectados com o vírus da Leucemia Felina ou vírus da Imunodeficiência Felina (FIV)
- Felinos com toxoplasmose inoculados com cistos teciduais após 16 meses de inoculação primária não eliminam oocistos (ovos)
- os felinos são muito limpos e geralmente não permitem que as fezes permaneçam na sua pele por periodo de tempo suficiente para levar à esporulação dos ovos
- o aumento do risco de adquirir toxoplasmose não foi associado à posse de felino em pessoas portadoras de HIV ou naquelas que trabalham na área da saúde animal. Acrescentando ainda que grande percentagem das veterinárias não são imunes à toxoplasmose, mais provavelmente devido a nunca terem estado expostas à forma infecciosa.
Desta forma não se recomenda testar felinos saudáveis para a toxoplasmose, devido à falta de informação que essas análises dão. O exame de fezes é um procedimento apropriado apenas quando o animal está clinicamente doente e eliminando oocistos, enquanto o exame de sangue / soro não informa exactamente quando o felino eliminou oocistos. Na práctica o que se verifica é que a maioria dos gatos que estão a eliminar ovos são soronegativos, enquanto que os soropositivos, já completaram o ciclo de eliminação há algum tempo e dificilmente repetiram esse período.
Contudo a profilaxia é sempre importante, devendo a dona do animal manipular o caixote do litter com luvas, manter uma boa higienização, e desparasitar regularmente o seu amiguinho de 4 patas.
 
Onde estamos
Rua S.Gonçalo de Lagos, #31
R/C Loja Esquerda
2560-661 Torres Vedras
 
Ver Mapa| Ver no GoogleMaps
Serviços
Consulta
Geral
Especialidade
Vacinação / Desparasitação
Inseminação Artificial
Destartarização
Cirurgia
Geral
Ortopédica
Internamento
Oxigenoterapia
Fisioterapia
Diagnóstico
Banho e Tosquia
 
Info
Casos Clínicos
Conselhos e Curiosidades
Notícias
Consultas  
Segunda a Sábado 9h-23h30
Domingo 10h-12h e 18h-20h
   
Marcações também por email ou telefone, nos períodos
de funcionamento descritos, através do número:
Tel/Fax 261 313 059
 
© Aristocão.com 2015 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por dcszdesign.com