Bem Vindo(a) a Aristocão.com  
 
   
 
Anterior Próximo
Leishmaniose Canina
 
Infelizmente, também na Zona Oeste muitos cães são alvo desta doença, embora a sua prevalência seja bastante elevada em toda a P. Ibérica.
É uma doença crónica causada por um protozoário (leishmania) que invade a pele e orgãos viscerais, provocando lesões.
Transmite-se através da picada de um mosquito flébotomo com actividade de Maio a Outubro (épocas do ano de clima + temperado).
O cão é o principal reservatório do ciclo doméstico, tendo também já sido diagnosticada de forma esporádica no lobo,gato, galinha,cavalo e lagarto.
Existe Leishmaniose Humana, mas cujo ciclo para se perpetuar necessita forçosamente do mosquito, pois é este que no momento da picada vai inocular o protozoário na corrente sanguinea da pele.
Como tal o cão não transmite esta doença ao Homem, e por isso não há que recear o contacto com o seu sangue, saliva, fezes, urina e aerossois.
No entanto é uma doença de declaração obrigatória , uma vez que ao existir esta espécie de mosquito no nosso paí, quanto maior fôr o nº de cães portadores, maior também será o nº de mosquitos a infectar-se e a ir picar outros cães e possivelmente também o humano, embora prefira sempre o primeiro.
Em termos de quadro clinico pode apresentar lesões cutâneas: alopécias, seborreia,
ulceras,nodulos,pustulas, hiperqueratose nasal e ou plantar, onicogripose (unhas grandes),e ou lesões generalizadas: magreza, atrofia muscular, anemia,linfoadenopatia.
Os sintomas vão desde lesões renais, hepáticas e digestivas atélesões oculares, poliartrite e hemorragias (epistaxis- sangramento do nariz, a mais frequente).
A terapeutica consiste na utilização principalmente de alopurinol, antimoniais e miltefosina, no entanto a profilaxia e controlo é ainda mais importante.
Já existe uma vacina efectiva contra a leishmaniose, informe-se connosco e saiba como pode evitar que o seu cão contraia esta doença tão grave.
 
Onde estamos
Rua S.Gonçalo de Lagos, #31
R/C Loja Esquerda
2560-661 Torres Vedras
 
Ver Mapa| Ver no GoogleMaps
Serviços
Consulta
Geral
Especialidade
Vacinação / Desparasitação
Inseminação Artificial
Destartarização
Cirurgia
Geral
Ortopédica
Internamento
Oxigenoterapia
Fisioterapia
Diagnóstico
Banho e Tosquia
 
Info
Casos Clínicos
Conselhos e Curiosidades
Notícias
Consultas  
Segunda a Sábado 9h-23h30
Domingo 10h-12h e 18h-20h
   
Marcações também por email ou telefone, nos períodos
de funcionamento descritos, através do número:
Tel/Fax 261 313 059
 
© Aristocão.com 2015 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por dcszdesign.com