Bem Vindo(a) a Aristocão.com  
 
   
 
Anterior Próximo
Desparasitação e Vacinação
 
DESPARASITAÇÃO

- Os cachorros devem ser desparasitados internamente desde os 15 dias de idade, e repetir quinzenalmente até aos 3 meses de idade. Apartir daí deve ser efectuada uma desparasitação mensal até aos 6 meses de idade.
Apartir dos 6 meses devem ser regularmente desparasitados internamente de 3 em 3 meses durante toda a sua vida.

- Nos gatinhos o plano de desparasitação a efectuar é similar.

Existem vários produtos no mercado para esta finalidade.

- A desparasitação externa deve ser iniciada assim que os animais estiverem expostos ao risco de serem infestados por pulgas e/ou carraças.
Os sprays disponíveis no mercado podem ser colocados nas doses apropriadas ao animal em questão , apartir dos 15 dias/1 mês de idade, podendo repetir-se quinzenalmente.
As ampolas spot on,consoante as marcas e correspondente principio activo, podem iniciar-se às 6/ 7 ou 8 semanas de idade, e devem repetir-se mensalmente, com efeito preventivo.
As coleiras insecticidas são normalmente aplicadas apartir dos 6 meses de idade, e a sua durabilidade varia de marca para marca.
Os comprimidos existentes no mercado destinam-se a matar e esterilizar as pulgas ( e não carraças) e podem ser administrados 1 vez por mês em animais adultos.

Outra situação em ter em conta é a infestação nas habitações e /ou terrenos onde os animais se encontram, pois de pouco serve desparasitar externamente, se o ambiente continuar com um grande numero de parasitas e ovos de parasitas. Há que utilizar produtos próprios de fumigação para exterminar principalmente ovos de pulgas nas casas dos proprietários ( alcatifas e tapetes), e aparar o mato seco nos ambientes de exterior, principalmente no verão.

 
VACINAÇÃO

Os cachorros devem iniciar o plano vacinal às 6/8 semanas de idade , e necessitam de reforço após 3 semanas da 1ª administração. Muitas vezes deve-se realizar uma 2ª revacinação passadas 6 semanas da 1ª.
A Vacina da raiva deve ser administrada dos 4 aos 6 meses de idade.
A vacina da leishmaniose deve ser administrada apartir dos 6 meses de idade, e necessita de teste saguineo de ac, e duas revacinações , às 3 e 6 semanas.
A vacina da tosse do canil pode ser iniciada +/- aos 4 meses e necessita de revacinação após 3 a 5 semanas.
A vacina da piroplasmose pode ser administrada +/- apartir dos 4 meses de idade, e necessita de revacinação 3 a 5 semanas.
Todas estas vacinas necessitam de rappel único anual ( a contar sobre a 1ª administração). Contudo existem algumas marcas de vacinas que indicam outro plano vacinal que não este.

Os gatinhos devem iniciar o plano vacinal às 8 semanas de idade e necessitam de reforço 3 a 5 semanas depois.
A vacina da leucemia deve ser precedida de teste ac, ou outro método, por forma a existir a certeza que o gato em questão não é portador da doença.

Todos os animais antes de iniciarem o plano vacinal devem já ter sido desparasitados previamente!

 
Onde estamos
Rua S.Gonçalo de Lagos, #31
R/C Loja Esquerda
2560-661 Torres Vedras
 
Ver Mapa| Ver no GoogleMaps
Serviços
Consulta
Geral
Especialidade
Vacinação / Desparasitação
Inseminação Artificial
Destartarização
Cirurgia
Geral
Ortopédica
Internamento
Oxigenoterapia
Fisioterapia
Diagnóstico
Banho e Tosquia
 
Info
Casos Clínicos
Conselhos e Curiosidades
Notícias
Consultas  
Segunda a Sábado 9h-23h30
Domingo 10h-12h e 18h-20h
   
Marcações também por email ou telefone, nos períodos
de funcionamento descritos, através do número:
Tel/Fax 261 313 059
 
© Aristocão.com 2015 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por dcszdesign.com